sexta-feira, novembro 7

BLOGUES QUE LEMOS

“O que os políticos odeiam nos blogues não são os disparates que às vezes vemos, nem são esses blogger que os políticos mais temem. O que eles receiam mesmo é a opinião livre, aquilo a que eles não estão nada habituados é que o cidadão comum faça chegar a sua opinião a outros cidadãos comuns, sem que essa opinião seja filtrada pelos assessores.”

(“Eles não gostam de blogues”, in blogue “O jumento” - http://jumento.blogspot.com/)

3 Comentários:

Às 07 novembro, 2008 19:13 , Blogger Tiago R Cardoso disse...

assino por debaixo do texto.

 
Às 07 novembro, 2008 19:29 , Blogger vbm disse...

É bem capaz de ser verdade.

Repare-se como sempre o poder teme a associação, a reunião de pessoas, a livre discussão em círculos de amigos. Sempre o governo é directamente vulnerabilizado pela livre opinião.

Ora, o que se passava era que reunir, estar em tertúlia, haver tempo para as pessoas falarem umas com as outras, era muito dificultado pela disciplina do trabalho e pelos afazeres domésticos.

Pois bem, foi no âmago desse duplo núcleo duro do trabalho e da família que a internet veio proporcionar uma forma livre e expurgada de reunião, de discussão de livre exercício da crítica e do pensamento.

É este novíssimo potencial de esclarecimento e mobilização que o governo teme, e teme porque a sua própria mediocridade é de imediato posta a descoberto, envergonhada e satirizada.

Isto obriga os governantes a serem mutíssimo mais competentes do que esperavm ter de ser. É um bom contributo para a esperança num mundo mais lúcido e melhor.

 
Às 07 novembro, 2008 19:45 , Blogger Peter disse...

vbm

"Isto obriga os governantes a serem mutíssimo mais competentes do que esperavm ter de ser. É um bom contributo para a esperança num mundo mais lúcido e melhor."

Era bom que fosse verdade...

Recordo com saudade os dias seguintes ao 25ABR74 em que as pessoas paravam na rua dialogando umas com as outras sem se conhecerem, sobre os problemas políticos que afligiam o país.

 

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial