quinta-feira, dezembro 22

O Mosteiro de La Verne e as suas monjas

Nesta época natalícia, escolhi algumas fotos interessantes que vão contrastar com o ritmo frenético que vivemos. É o lugar ideal para passar um Natal diferente, verdadeiramente radical ;).
Estamos em pleno coração do maciço des maures, no sul de França, não muito longe de Saint Tropez. O caminho é de terra batida, sinuoso, expressamente pedregoso. Na 1ra figura avistamos a famosa vila vip, nas restantes observamos o silêncio e o isolamento, e ainda as obras de reconstrução deste templo apaixonante, renascido das cinzas.


Datando de 1170, o mosteiro foi habitado por várias ordens de monges. Após uma vida conturbada, acaba por ficar abandonado e em ruína. Até que nos anos 80, 2 amigas decidem reunir esforços para recuperar o templo e o devolver à sua missão inicial. Hoje é habitado por monjas da ordem de Belém, que veneram S. Bruno, ermita adorador de Maria, nascendo daí o nome de "Chartreuse de Notre Dame de La Verne".
As monjas raramente aparecem em público. Para além da oração,
a sua vida é dedicada ao artesanato, produzindo obras magníficas que ornamentam o mosteiro e servem igualmente para venda ao público visitante. Algumas imagens são interessantes pela originilidade do traço. As estatuetas em madeira pintada e a cerâmica constituem o grosso da produção.

6 Comentários:

Às 22 dezembro, 2005 19:51 , Blogger Peter disse...

bluegift, não vives cá neste "c... de judas", portanto chegas com facilidade, via auto, que é o ideal para conhecer coisas novas, a esses locais verdadeiramente interessantes.

 
Às 22 dezembro, 2005 20:19 , Blogger vero disse...

Um feliz Natal para:
Letras ao acaso
Peter
Bluegift

Beijinhos***

 
Às 22 dezembro, 2005 21:36 , Anonymous Anónimo disse...

Sabes que eu já estou arrependido de não ser monge? - Já imaginaste viver nesse paraíso?
Além disso acho mesmo que tenho perfil para monge...lol

 
Às 23 dezembro, 2005 09:33 , Blogger Peter disse...

Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

 
Às 23 dezembro, 2005 11:57 , Anonymous Anónimo disse...

Zezinho, não me faças rir... Tu, monge?!!! Ahahahah!

 
Às 23 dezembro, 2005 11:58 , Anonymous Anónimo disse...

O comentário anterior é meu. Enganei-me e gosto sempre de me identiicar. Sorry!

 

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial