segunda-feira, outubro 31

Sugestão de leitura


E como eram as ligas da Madame Bovary? De Francisco Umbral

Francisco Umbral foi galardoado, entre outros, com o Prémio Nacional das Letras (Espanha) e Prémio Cervantes

É com imenso gozo que Francisco Umbral se dedica nesta obra. A recriação humana e intelectual de uma vasta gama de literatos e artistas, numa série de retratos irónicos, satíricos e deliciosamente anedóticos que nos falam do cabelo verde de Baudelaire, do falhanço de Stendhal, dos pecados de Clara, da cozinheira de Proust, da orelha de Van Gogh, do namorado de Óscar Wilde, do surrealismo burguês de Magritte ou das ligas de Madame Bovary. Um percurso repleto de grandes figuras, figurantes e fetiches literários do autor, onde não faltam Kafka, Cocteau, Dali, Dora Maar, Kipling, Joyce, Virginia Woolf, Simenon, Sartre, Juan Ramón Jiménez, Graham Greene, Eugenio, Cela ou Saramago.

O autor não pretende, com estes perfis fazer cátedra nem converter a literatura num campeonato; opta apenas por conviver irónica e educadamente com os monstros que tanto amamos.
Um livro esplêndido, onde Umbral mostra as secretas paixões literárias e apresenta um heterodoxo mapa cultural da Europa.

FRANCISCO UMBRAL. Breve biografia:



Francisco Umbral nasceu em Madrid em 1935 e tem um vastíssimo percurso como escritor e jornalista.
Das suas obras destacam-se “Mortal y Rosa” (Campo das Letras, 2003), “Las Ninfas”, galardoada com o Prémio Nadal, “El Carnívoro Cuchillo”, “Trilogía de Madrid”, “La Leyenda del César Visionário”, “Madrid 1940” (Campo das Letras, 1994) e “El Hijo de Greta Garbo”. A sua produção literária e jornalística foi galardoada, entre outros, com o Prémio Mariano Cavia de Jornalismo, o Prémio González Ruano de Jornalismo, o Prémio da Critica, o Prémio Príncipe das Astúrias, o Prémio Nacional das Letras e o Prémio Cervantes em 2000.

2 Comentários:

Às 01 novembro, 2005 02:38 , Blogger Su disse...

gostei de te ver aqui:):)
mais um livro q tenho de ler, pq confio em ti
jocas maradas

 
Às 01 novembro, 2005 09:47 , Blogger Peter disse...

"E como eram as ligas da Madame Bovary?" De Francisco Umbral.

Não li, nem conhecia o autor. Uma espécie de Eça de Queiroz espanhol?
Tenho de passaer pela FNAC a folheá-lo.

Bom feriado, com boa água-pé ...

 

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial