domingo, agosto 7

A semana em análise.

Numa semana preenchida com catastróficos incêndios que vão delapidando a nossa mancha verde, as economias débeis de milhares de famílias e acentuam o calor sufocante que se tem feito sentir, notou-se a falta de presença dos políticos, sobretudo dos governantes.

Sócrates, após quatro meses de trabalho, resolveu tirar férias. Numa demonstração de como se deve poupar, procurou um paraíso qualquer bem longe do flagelo dos incêndios; o PR (Presidente da República) que poderia ser uma força mobilizadora e mesmo estabilizadora, ignorou por completo a situação de catástrofe nacional que se vai vivendo, por acção de interesses obscuros.

Ficámos porém a saber, que o Governo criou uma comissão para estudar – país de estudiosos, sem dúvida! – a compra de meios aéreos para combate aos fogos.

Veremos o resultado de tão brilhante comissão. O que há para estudar? Só se estiverem a pensar nos patrocínios a colocar nos ditos meios, que para além de darem um ar mais pitoresco aos aviões, pagarão as contas de combustíveis e afins.

Estou mesmo a imaginar os helis pesados com qualquer do género: “H. Vautiler, extintores”, ou os Canadair pintados com estonteantes flamas e despejando milhares de panfletos sobre as populações, num apelo deseperado à solidariedade: “Contribua para o pagamento dos novos meios de combate aos fogos florestais. Ligue 800800800, linha de valor acrescentado e erótica. Cada chamada corresponderá a um euro para o Governo.”

Ainda a marcar a semana, o escândalo brasileiro do “mensalão”. Seria apenas uma questão interna, não houvesse preocupantes notícias que colocam algumas empresas portuguesas na mira do suborno.

Obviamente que todos negam o envolvimento. Nem outra coisa seria de esperar, até porque em Portugal a corrupção já foi extinta há séculos. Calculo que desde o reinado de D. Sancho I.

De louvar os bravos homens e mulheres – refiro-me aos bombeiros portugueses – que apenas com a motivação de ajudarem o próximo, têm combatido abnegadamente a praga dos incêndios, quase sem meios e nem sempre bem entendidos.

Lá por fora, destaco o salvamento dos marinheiros Russos, que haviam ficado no fundo do mar, dentro do mini-submarino. Destaco pela positiva, a tomada de posição do governo Russo, pedindo auxílio a outros países, coisa que não fez aquando do afundamento do Kursk.

A ida a Belém dos dois supostos candidatos ao cargo de Presidente. Soares – uma velha raposa – tentou tirar partido da situação e convenhamos que obrigou Cavaco a definir melhor a sua posição.

Não quero deixar passar a oportunidade de referenciar que o primeiro documento oficial de âmbito Nacional tradudido em Mirandês, finalmente viu a luz do dia.

Na cultura é impossível deixar de assinalar a morte do cantor Ibrahim Ferrer, uma das figuras mais marcantes do mítico grupo "Buena Vista Social Club".
Ibrahim Ferrer, nascido em 1927 em Santiago de Cuba, faleceu a meio da tarde de sábado, num hospital de Havana, onde foi internado devido a uma doença gastrointestinal. Desaparece assim um monstro sagrado da música Cubana.

Em jeito de finalização e desejo: que os verdadeiros culpados pelos fogos florestais sejam identificados, apanhados e julgados.

5 Comentários:

Às 08 agosto, 2005 00:33 , Anonymous Anónimo disse...

O falecimento de Ibrahim Ferrer é sem dúvida algo a destacar e lamentar. Fica para sempre a sua música que o eternizará.
Excelente artigo (mas dispensas este tipo de comentário).

 
Às 08 agosto, 2005 10:49 , Blogger PDivulg disse...

Assim vai o nosso País...

 
Às 09 agosto, 2005 22:18 , Anonymous Anónimo disse...

zé boa semana pra vc.. beijo... gi

 
Às 11 agosto, 2005 01:53 , Blogger Amita disse...

Uma análise meticulosa e cuidada sobre os pontos de maior interesse da semana (alguns com uma certa ironia oportuna). Como tu e, estou certa, como grande parte dos portugueses, espero que os verdadeiros culpados dos incêndios sejam encontrados e punidos severamente. Bjos

Nota: Tomo a liberdade de através do Conversas agradecer à Gi a gentileza que teve em comentar um poema meu e por aqui lhe mandar um bjo. Desculpem mas não tenho outra forma de a contactar. Obrigado.

 
Às 11 agosto, 2005 12:39 , Anonymous Anónimo disse...

oi amita.... tb vou fazer uso desse espaço... certamente o zé não irá se aborrecer com isso... beijo grande pra vc.. foi um prazer conhecê-la... passo no seu blog mais tarde e deixo meu e-mail
beijinhos... gi

 

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial