sexta-feira, junho 10

Como hoje é dia de Portugal

PORTUGAL

Ó Portugal, se fosses só três sílabas,
linda vista para o mar,
Minho verde, Algarve de cal,
jerico rapando o espinhaço da terra,
surdo e miudinho,
moinho a braços com um vento
testarudo, mas embolado e, afinal, amigo, se fosses só o sal, o sol, o sul, o ladino pardal, o manso boi coloquial, a rechinante sardinha, a desancada varina, o plumitivo ladrilhado de lindos adjectivos, a muda queixa amendoada duns olhos pestanídeos, se fosses só a cegarrega do estio, dos estilos, o ferrugento cão asmático das praias, o grilo engaiolado, a grila no lábio, o calendário na parede, o emblema na lapela, ó Portugal, se fosses só três sílabas de plástico, que era mais barato!
*

Doceiras de Amarante, barristas de Barcelos, rendeiras de Viana, toureiros da Golegã, não há «papo-de-anjo» que seja o meu derriço, galo que cante a cores na minha prateleira, alvura arrendada para o meu devaneio, bandarilha que possa enfeitar-me o cachaço.
Portugal: questão que eu tenho comigo mesmo, golpe até ao osso, fome sem entretém, perdigueiro marrado e sem narizes, sem perdizes, rocim engraxado, feira cabisbaixa, meu remorso, meu remorso de todos nós...

(Alexandre O'Neill)

4 Comentários:

Às 10 junho, 2005 22:55 , Anonymous Anónimo disse...

Um bonito texto neste dia de Portugal.
Felicidades.

 
Às 10 junho, 2005 23:57 , Blogger Peter disse...

Sempre gostei muito do O'Neill, principalmente pela sua postura política.

 
Às 11 junho, 2005 01:52 , Blogger Amita disse...

Excelente artigo, Peter, muito oportuno. Uma bela fotografia que colocaste acima. Bjo

 
Às 11 junho, 2005 03:12 , Blogger Peter disse...

Olá Amita,obrigado pela visita e pelos e-mails ...///Vou deitar-me pois estou cheio de sono.

 

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial