quinta-feira, setembro 29

BURACO NEGRO EM BUSCA DE UMA “CASA”

Com o auxílio de dois dos instrumentos astronómicos mais potentes, o telescópio espacial Hubble e o VLT, uma equipa de astrónomos europeus anunciou a descoberta de um quasar brilhante desprovido de uma galáxia anfitriã de grande massa. Os quasares são fontes poderosas, tipicamente muito distantes, de quantidades enormes de radiação. Estes objectos estão normalmente associados a galáxias contendo um buraco negro central e activo.

Com massas que podem atingir centenas de milhões de massas solares, os buracos negros de massa muito elevada são geralmente encontrados no centro das galáxias de maior massa, incluindo a Via Láctea. Por vezes, estes buracos negros manifestam-se ao "devorarem" matéria do meio que o envolve, que "engolem" gravitacionalmente. Os mais “bem alimentados” destes objectos brilham como quasares (o nome quasar provem de “objecto quase-estelar”, visto que estes eram inicialmente confundidos com estrelas).
As observações realizadas nos últimos dez anos, mostraram que os quasares estão normalmente associados a galáxias anfitriãs de massa elevada

Os astrónomos estavam confiantes que, com a combinação poderosa do Hubble e do VLT, teriam sido capazes de detectar uma galáxia anfitriã normal. Como tal não aconteceu, concluem que, contrariamente às suas expectativas, o quasar não se encontra rodeado por uma galáxia de massa elevada.

Outra hipótese intrigante é a de a galáxia que abriga o buraco negro ser constituída, quase na sua totalidade, por “matéria negra” (black matter).


(Resumo de um extenso artigo publicado no último “ASTRONOVAS” - notícias de Astronomia em Português - Observatório Astronómico de Lisboa
Centro de Astronomia e Astrofísica da Universidade de Lisboa)


NOTA: Eu sei que a maior parte dos litores não se interessam por estes assuntos do Espaço, mas há uns tantos que, tal como eu, os apreciam e, por isso, de vez em quando sai um artigo.

3 Comentários:

Às 29 setembro, 2005 11:35 , Blogger Peter disse...

Tens lá um interessante artigo:

How One Night in a Field Changed Astronomy

 
Às 29 setembro, 2005 14:56 , Blogger Peter disse...

yatashi, gostas? Então já somos três ...

 
Às 29 setembro, 2005 14:58 , Blogger Peter disse...

letrasaoacaso, os furacões têm nome femininos.

Sócrates, o filósofo grego?

 

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial