terça-feira, novembro 13

A EXTREMA-ESQUERDA E A FOME


"Foi instrutiva a maneira como certa esquerda – a do Bloco, nomeadamente – reagiu a palavras de Isabel Jonet, presidente do Banco Alimentar contra a Fome, de Lisboa, proferidas num canal de televisão há uma semana. Essas palavras deveriam ter sido menos suscetíveis de interpretações abusivas, mas no essencial exprimem o óbvio: os portugueses viveram coletivamente durante anos acima das suas possibilidades (daí o endividamento das famílias e do país), pelo que têm que adotar estilos de vida mais sóbrios. Aliás, já o estão a fazer.

Pois a “esquerda caviar” indignou-se. Dar esmola a um pobre atrasa a revolução. E passou ao insulto, como é costume. F. Louçã classificou I. Jonet de membro do Movimento Nacional Feminino (organização do tempo de Salazar) e acusou-a de “brincar à caridadezinha”.

O facto é que I. Jonet (que também preside à Federação Europeia de Bancos Alimentares) fez mais pelos que passam fome do que todos os discursos ideológicos da extrema-esquerda, com a sua ridícula pretensão de superioridade moral. Perguntem a quem recebe esta ajuda alimentar de emergência.”

(Francisco Sarsfield Cabral)

quarta-feira, novembro 7

FALTA SOLIDARIEDADE EUROPEIA

“Na noite de quarta-feira passada, o Primeiro-ministro britânico Cameron sofreu uma humilhação na Câmara dos Comuns. Ele tem defendido o congelamento do orçamento comunitário, mas os trabalhistas e 51 deputados do seu próprio partido aprovaram uma moção no sentido de Cameron defender em Bruxelas uma redução desse orçamento.

Não será o único: países como a Suécia, a Dinamarca e a Holanda já se pronunciaram em favor de cortes substanciais no orçamento da UE. Quarenta por cento deste orçamento vai para a política agrícola, mas a França garantiu que aí os cortes serão marginais.

Ou seja, serão os fundos de Bruxelas os mais atingidos. Para Portugal, que precisa de capitais externos, é uma perspetiva sombria. E é mais um sinal de que a solidariedade europeia se está a desvanecer.

(Francisco Sarsfield Cabral)